segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A semana na história

* Por Camila

14/11


1947-Foi criado o tribunal Russel, também conhecido como tribunal penal internacional. O tribunal foi criado para avaliar se os Governos dos Estados Unidos da América, Austrália, Nova Zelândia e Coréia do Sul cometeram atos de agressão de acordo com o direito internacional. A conclusão da qual o tribunal chegou foi que os EUA teria sim cometido tais agressões e que a Austrália, Nova Zelândia e Coréia do sul eram culpadas por serem cúmplices dos EUA.


15/11


1976-O exército Sírio assume o controle em Beirute (Beirute era a capital financeira e bancária de todo o Oriente Médio) pondo aparente fim a guerra civil do Líbano que se estendia há 18 meses.


16/11


1988-Benazir Bhutto se tornou a primeira mulher a chefiar o governo de um país mulçumano. Filha do primeiro ministro Zulfikar Alli Bhutto que foi executado em 1979. Após sua morte Benazir asume ao lado de sua mãe a liderança do partido popular do pasaquistão PPP. E se torna primeira ministra em 16 de Novembro de 1988.


17/11


1978-Mais uma ação da temível Operação Condor (criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores das ditaduras e eliminar líderes de esquerda instalados nos seis países do Cone Sul). Nesse dia foram sequestrados os uruguaios Universindo Rodrigues Dias e Lilian Celiberti, casal de oposição à ditadura.


18/11


1095-Foi inaugurado o concílio de Clermont, pelo papa Urbano II, para discutir o envio da primeira Cruzada a Terra Santa. Neste Concílio Urbano II alegou que Deus queria tal missão.


19/11


1807-Primeira invasão Napoleônica a Portugal, comandada pelo general Junot.


20/11


1965-Zumbi é morto no Quilombo dos palmares, pelas tropas do Bandeirante Domingos Jorge Velho. Por este motivo o dia 20 de novembro foi escolhido para ser o dia da consciência negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa, comente e expresse suas posições. Sua opinião é muito importante para nós! vamos construir a historia com a troca de idéias.